OMSI - LOTUS Simulator - Proton Bus Simulator
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Kraków 1997 BUSER
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon24Hoje à(s) 10:47 am por piotr_trytek125

» OMSI 2 - Addon Palma de Mallorca
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon24Hoje à(s) 10:29 am por N.lrd1993

» Guangzhou City
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon24Hoje à(s) 10:08 am por paulgalloway7

» OMSI 2 - Add-on Irisbus Familie – Citybus Pack
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon24Hoje à(s) 4:57 am por o.ndiaye3

» OMSI 2 Add-on Heuliez Bus-Pack GX x37 Elektro-Edition
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon24Ontem à(s) 7:07 pm por VenomVamdemon

» OMSI 2 - Zurich Line 11 Tram Addon
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon24Ontem à(s) 5:04 pm por tramway10303

» Add-on IVECO Bus-Familie Urbanway
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon2410th maio 2024, 3:22 pm por tramway10303

» Dalian Map
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon247th maio 2024, 9:33 am por Fênix

» Beijing Haidian 50
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon247th maio 2024, 9:27 am por Fênix

» Neobus Spectrum city OF-1519 bluetec 5 padrão Ponta Grossa (VCG)
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon247th maio 2024, 9:26 am por Fênix

» Marcopolo Torino BH e RMBH
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon247th maio 2024, 9:22 am por Fênix

» Marcopolo Torino S MB 1721/1721L Euro V Padrão Transcol-ES
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon247th maio 2024, 9:18 am por Fênix

» BRASIL VIAGEM XTREME
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon246th maio 2024, 9:57 am por Altieres Bezerra

» OMSI 2 Add-on Berlin Linie 300
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon245th maio 2024, 1:39 pm por Olaf200474

» Solaris urbino 18 Hybrid
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon245th maio 2024, 5:36 am por GC2Black95

» Solaris IV IWO
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon244th maio 2024, 1:12 pm por Tramvaj5

» OMSI 2 Add-on MAN DN95
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon244th maio 2024, 12:51 pm por Altieres Bezerra

» OMSI 2 Add-On Mercedes-Benz Conecto Türk O345K
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon243rd maio 2024, 8:30 am por EgeXp

» OMSI 2 Add-on Saint-Servan
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon241st maio 2024, 4:00 pm por argentinec29

» Marcopolo New Senior LO-916 B5 Padrão Transcol
Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  I_icon2428th abril 2024, 3:35 pm por Fênix

Quem está conectado?
38 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 37 visitantes :: 1 motor de busca

piotr_trytek125

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 291 em 6th abril 2021, 7:05 am
Estatísticas
Temos 1312 usuários registrados
O último membro registrado é paulgalloway7

Os nossos membros postaram um total de 4500 mensagens em 2973 assuntos
Calendário

Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)

Ir para baixo

OMSI 2 Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)

Mensagem por Fênix 4th dezembro 2016, 12:49 pm

by MEP (Marcos Elias)

Até que enfim, um dos meus projetos mais esperados! E mais detalhados, também!

Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)  OMSI2_20161204_035440



O Mondego HA é um modelo da Caio Induscar projetado especificamente para chassi de piso baixo. O modelo é predominante em São Paulo, nessa configuração. Lançado em 2006, esta carroceria se popularizou em São Paulo encarroçada no chassi O500UA, da Mercedes-Benz. O “A” no O500UA é de articulado. A linha O500U possui entrada baixa e motor atrás, posicionado na vertical do lado esquerdo. Facilita o embarque de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, sem o uso de degraus ou elevadores. Adaptado às condições locais, a série O500 não deve praticamente nada para a O530, desenvolvida na Alemanha.

Os articulados Mondego HA não são populares no Brasil provavelmente pelo fato de serem exclusivos para chassi de piso baixo. Nunca vão ser populares como os Apache VIP, por exemplo. O modelo já até mesmo saiu de linha =/ Num país medíocre onde o transporte coletivo é visto meramente como objeto de lucro máximo e não conforto e segurança, fica complicado esperar ônibus de piso baixo com suspensão a ar, freios ABS, ajoelhamento e elevação da carroceria e outros itens de série na maioria das cidades, onde os governantes não estão nem aí para nada. Não que a Cidade de São Paulo seja grande coisa nesse sentido, mas em tecnologia de ônibus moderno até que aqui a situação é boa.

Apesar disso, nem tudo são flores: o corredor do Mondego HA é bem estreito, o que gera um constante desconforto quando está lotado. Se já é ruim pegar ônibus cheio, pegar um Mondego abarrotado é pior ainda. Na hora de passar no corredor baixo entre as caixas de rodas é necessário cuidado e respeito com os demais. Ele é um modelo criticado também pela pouca quantidade de assentos, especialmente considerando que é um modelo articulado de 18 metros. Os primeiros indicavam 34 passageiros sentados e 59 em pé, apesar de sempre caber um pouquinho mais. Há muitos ônibus tocos que comportam bem mais de 34 pessoas sentadas.

A configuração comum em São Paulo exige portas de ambos os lados, para uso nos corredores. Inicialmente os Mondego HA rodavam no Expresso Tiradentes (que nunca vai até a Cidade Tiradentes, parando no Sacomã e Vila Prudente), o primeiro (e até o momento, único) BRT de SP. Saudoso Fura Fila. Mas logo foram espalhados pela cidade toda, dada sua versatilidade e facilidade de passar em quase todo tipo de rua.

Agora, chegando ao fim da vida útil em SP, que é de 10 anos, os Mondegos rodam em várias linhas de bairros antes nunca imaginados, como as linhas 3746 e 574J da Via Sul. Eles vão dando lugar aos O500UDA, de 23 metros.

Várias empresas de São Paulo compraram os Mondegos em épocas diferentes, motivo pelo qual há uma série de diferenças entre eles. Os primeiros de 2006 possuíam o interior da época da Caio, com ferros curvados nas áreas de divisa dos bancos e regiões das portas. Nos modelos que chegaram em 2008, estes ferros já são retos, apresentando um custo de manutenção inferior. A versão mais comprada em 2012 trazia diferenças estéticas no exterior também, como a nova padronização de janelas no vagão traseiro, que eram menores; e um parachoque maior, com alterações leves na dianteira. Em 2014 chegou o último grande lote de Mondego HA pela Mobibrasil, com design bastante diferenciado e tecnologia mais atual.

A linha Mondego teve também o Mondego L ou LA (articulado), mas ele nunca se popularizou por aqui. A versão não-articulada do Mondego mais tradicional é o Mondego H (sem o A), mas ele foi mais popular para exportação do que para o mercado interno, sabe-se lá o motivo. Há muitos no Chile.

Seja lá como for, o Mondego HA é a cara de São Paulo. Marcou uma década e tanto, sendo o ônibus articulado que roda em todos os cantos da cidade.

Este é meu segundo ônibus “real” lançado para o OMSI feito 100% por mim, com exceção de poucas peças. Agradeço imensamente a todos os colaboradores que pagaram para receber o beta privado, vocês deram uma força e tanto! Especialmente na retomada do BRT Simulator! Meu projeto de game próprio, que foi patrocinado com a campanha do Mondego.

** OBRIGADO! **

ESTE ÔNIBUS POSSUI A LICENÇA CREATIVE COMMONS
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual
CC BY-NC-SA

VOCÊ PODE COMPARTILHÁ-LO, EDITÁ-LO, CRIAR MODS E VERSÕES DERIVADAS EM OUTROS PADRÕES… CONTANTO QUE NÃO SEJA PARA FINS COMERCIAIS, QUE OS CRÉDITOS AOS AUTORES SEJAM MANTIDOS E QUE A LICENÇA TAMBÉM SEJA MANTIDA. OU SEJA: OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PODERÃO EDITAR SUAS ALTERAÇÕES. POR FAVOR, FORNEÇA OS ARQUIVOS 3D EDITÁVEIS E NÃO PROTEGIDOS AO MODIFICAR ESTE ÔNIBUS. CASO NÃO CONCORDE, NÃO FAÇA MODIFICAÇÕES. ESTA LICENÇA LIVRE É UMA DAS MAIS JUSTAS PARA MANTER O PROJETO SEMPRE ABERTO!


Download

Antes de baixar, inscreva-se no meu canal para receber novidades dos meus projetos! Virão muitos outros ônibus de São Paulo pela frente!

https://www.youtube.com/marquinhosxp

Ao divulgar o download por aí, por favor, indique ESTA PÁGINA! http://omsi.viamep.com/mondegoha ou http://omsi.com.br/mondegoha
Não se esqueça do http:// para ficar clicável (no YouTube etc).
Assim as pessoas sempre pegam a versão mais atual, já que pretendo atualizar este modelo em 2017.

Aqui o link da versão publicada em 04/12/2016:
http://www.mediafire.com/file/e40pv3mwhighuus/Mondego+HA+O500UA+by+MEP+-+2016+12+04+-+B4.rar

IMPORTANTE:
Recomendo apagar a pasta “om906la”, que fica dentro da pasta Sound! Ela contém o som do retarder antigo, que esqueci de remover no cfg do som. Sem ela, o som do retarder fica melhor

Alguns detalhes deste ônibus articulado para o OMSI

- Este Mondego é inspirado nos que chegaram em 2008, especialmente os da Himalaia/Ambiental. Há diferenças entre os de 2007 e 2012. Talvez farei as outras versões mais pra frente.
- Este modelo é bem detalhado! Ele tem vários detalhes no 3D mesmo, se seu PC for fraco, talvez você precisará reduzir o tráfego ou algumas opções do OMSI. Quem sabe farei uma versão mais simplificada depois. Apesar disso, quem testou o beta o julgou leve!
- A base de skin na frente e traseira é renderizada, para destacar os detalhes. Ao fazer skin, use as imagens 1SkinFrente.png e 2SkinTras.png por cima das suas. Recomendo algum método de mesclagem no programa gráfico de sua preferência (por ex: multiply, 50%, no Fireworks). Para se orientar pelas linhas, use o base1 e base2.png na pasta Texture. A base branca/preta anterior foi removida dos betas pois foi alterada. Depois postarei outra base mais fácil para pintar.
- O ônibus deverá receber uma atualização em algum momento do ano que vem, com mais detalhes e realismo! Considero um “beta avançado”, mas está bem completo.
- Para remover os sons que você não curtir, basta abrir o cfg no bloco de notas e tirar… Vou fazer um vídeo explicando, depois atualizo aqui.
- Há uma versão para as portas esquerdas. Veja ele rodando num mapa assim (mapa Cotterell):



- Há um bug conhecido: ele fica rebaixado no lado direito, é um problema que ainda não consegui arrumar (se deve à base dele, tirei a trava da porta e ficou assim).
- As portas abrem com / * e – (menos do teclado numérico; use a mesma tecla de bloqueio que você usa nos MAN). Se ele não acelerar, abra e feche a última porta de novo. Abrindo e fechando na ordem (/ * e -) esse problema não ocorre.
- Não animei cobrança de passagem!
- Eu pretendo refazer os retrovisores e mais alguns detalhes, deixando ainda mais realista!
- Recomendo dirigir com a condição de manutenção “infinita”, se ele ficar quebrando.
- É um ônibus urbano, piso baixo e articulado… Faça curvas na manha, como deve ser na vida real! Não é um carro de corrida!
- Ele é grátis para uso no OMSI ou como mods de outros jogos. Futuramente vou lançar uma versão completamente livre, inclusive para uso em games próprios. Saiba mais aqui: modelos 3D grátis para jogos. Com contribuições financeiras voluntárias, meus modelos serão liberados de forma 100% aberta. Para todos!
- Se for a primeira vez que você está usando e o letreiro não funcionar, copie a pasta Fonts dele para a pasta do OMSI! Aliás ele não tem IBIS, coloque a rota pelo Alt ou teclado. O letreiro personalizado não serve para configurar a rota, apenas para exibir a mensagem que você quiser!
- Há um arquivo “todo.txt” na pasta do ônibus com detalhes do que falta, ou do que eu gostaria de fazer… Mas não necessariamente vou. Por ali dá para ter uma ideia do que considero que “falta” no modelo.

Créditos

Painel, exterior, detalhes e tudo mais: Marcos Elias/MEP (eu msm)
Rodas by Victor Ortega
Limpadores e tacógrafo by Fellype3D
Textura do painel MB by Dimitrius Caio Vespasiano
Agradecimentos a Luciano Júnior pela sugestão de base de scripts e som
Base de scripts do Solaris BVG
Mais detalhes no creditos.txt na pasta do ônibus! Impossível listar tudo aqui.

Como ele foi feito?

Tenho vários vídeos da criação deste projeto, do zero mesmo, no meu canal! Confira:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLYFgjkWst1pJwERJUi80kp66MzYZITnz

Existem vários outros vídeos gravados esperando revisão para upload, um dia aparecerão no YouTube. São vídeos de uma a três horas, preciso revisá-los, e como você deve imaginar… Isso toma um tempo danado. Recomendo também ver meus tutoriais de Blender!

Quer ver mais ônibus assim? Colabore!

Colabore a partir de R$ 15,00: você dá uma força danada (juntando de todos) e recebe meus próximos betas! Confira:
http://omsi.viamep.com/colaborar-mep/
O próximo beta dos colaboradores será o Millennium II O500U. Assim como o Mondego, quando finalizado será liberado a todos.
Fênix
Fênix
Novatos
Novatos

Mensagens : 2905
Data de inscrição : 24/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

OMSI 2 Re: Caio Mondego HA O500UA (modelo 2008)

Mensagem por Fênix 21st dezembro 2016, 11:32 am

Fênix
Fênix
Novatos
Novatos

Mensagens : 2905
Data de inscrição : 24/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos